Defesa Civil organiza simulação contra incêndio em escola de Penha
13 de Novembro de 2018


...

Aconteceu nesta terça-feira, dia 13, uma simulação para evacuação de edifício em caso de incêndio, na escola municipal Antônio João Pinto, situada na comunidade da Olaria. O objetivo da atividade é preparar os alunos para eventuais problemas que exijam evacuação rápida, garantindo assim segurança e mobilização de todos.

A ação acontecerá em todos as cidades da Amfri, e também Blumenau. O projeto tem parceria da Prefeitura de Penha, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria de Defesa Civil do Município.

Participaram da organização da simulação, o Coordenador de Meio Ambiente, Julio Sandro Evaristo, o Comandante Tenente Felipe Daniel da Silva, a Coordenadora da Defesa Civil de Penha, Edinea Correa e a Diretora Escolar Rita Marquetti.

"A participação de vários setores do município garante que o trabalho é importante. Queremos nos incluir nas estatísticas de proteção e segurança dos alunos”, explica a secretaria de educação, Suselli Anacleto Batista.

Para a diretora da escola, Rita Marquetti, o plano para 2019 pé que todos os períodos participem da simulação. “Cerca de 180 pessoas fizeram parte da atividade de evacuação, mas precisamos incluir também os demais turnos. O aluno deve saber manejar um extintor e falar de segurança até mesmo em casa”, explica.

Na simulação os estudantes foram pegos de surpresa, o que tornou a simulação ainda mais realista. Conforme explica a coordenadora da Defesa Civil de Penha, Edinea Correa, existe um projeto para incluir a defesa civil nas escolas. “Queremos inserir a proteção nas escolas e regularmente falarmos de segurança. Com os alunos e professores treinados fica fácil colocar em prática ideias que só somarão na vida deles”, finaliza.

No dia 22 de novembro, 5 alunos e 1 professor serão escolhidos, para representar a escola no Centreventos de Itajaí no seminário "Fortalecimento de Cooperação e Resiliência", em que apresentarão fotos da simulação por eles vividos.